O “Crédito Social” da China: Uma gamificação da sociedade – Parte 1

Por: Carlos Eduardo da Silva

A vida na sociedade, e a interação entre os indivíduos pode ser facilmente visto como um jogo. Já foram criados inclusive representações desse jogo como o “Jogo da Vida”, e jogos eletrônicos como The Sims, ou Harvest Moon, que procuram simular interações entre pessoas num contexto de sociedade relativamente realista. Apesar da descrição da vida em sociedade como um jogo ser relativamente bem conhecida, raras são as tentativas de levar a isso mais a serio e implementar uma gamificação da sociedade.

A China pode ser a primeira a implementar uma “gamificação da sociedade” em grande escala. A empresa Alibaba, a maior plataforma de compra online do mundo, e seu braço financeiro a Sesame Credit começaram a implementação de um “crédito social”. Baseado no grande banco de dados que essas empresas possuem elas começaram a compilação e calculo desses créditos sociais, que medem a “confiabilidade” de um cidadão. Os cidadãos, por sua vez são estimulados a exibir suas boas pontuações para família e amigos. De fato, até a Baihe, administradora do maior serviço de relacionamentos online da China, entrou em parceria com essas empresas e adicionou o crédito social como uma característica dos seus perfis alegando ser um parâmetro importante na escolha de um parceiro.

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Um Sistema de Pontuação para todos os cidadãos. Fonte: http://metrouk2.files.wordpress.com/2015/12ad_191131343.jpg

O governo chinês pretende que até 2020 a maioria dos cidadãos chineses estejam registrados em um sistema que levará em conta informações fiscais e governamentais para o calculo da confiabilidade do cidadão e observa os avanços conseguidos por essas empresas com grande interesse. Já estão ocorrendo muitas críticas a um sistema assim com o argumento de que o governo estaria transformando a obediência a sua ideologia em um jogo.

Na próxima parte dessa matéria serão discutidos alguns aspectos do “jogo“ que esse sistema criaria.

Veja no video abaixo algumas das ramificações possíveis da implementação em grande escala de um sistema como esse. O vídeo foi produzido pelo canal Extra Credits, um canal de entretenimento e educação que trata de design de jogos e ocasionalmente de aspectos sociais que esses jogos possam ter, e possui audio em inglês mas é possível ativar legendas em português.

Referências

China ‘social credit’: Beijing sets up huge system

http://www.bbc.com/news/world-asia-china-34592186

 

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2 comentários sobre “O “Crédito Social” da China: Uma gamificação da sociedade – Parte 1

  1. Ao mesmo tempo que me surpreendi com a postagem, a informação realmente util. Fiquei receoso na aplicação em massa desse sistema na china. A abordagem de que todos nós(chineses no caso) se tornariam personagens de um jogo para o obter bônus é interessante e assustadora ao mesmo tempo. O video foi muito util para o entendimento.

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  2. é um grande big brother da população, um super controle (maior do que já é) estabelecendo e perpetuando princípios não só culturais como morais, afinal o que será medido? e pq isso é importante pra ser avaliado? e os fora da curva, como ficam? assustador…

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